top of page

Você é sua marca - Etiqueta Empresarial

1. Valores da Empresa, Missão

Todos temos uma história (ainda em construção), porém com alegrias, dificuldades, decisões fáceis e difíceis, sempre com um objetivo final, ou seja, com a sua empresa não é diferente.

Todas empresas foram construídas com objetivos de ocuparem espaço no mercado e tornarem-se sólidas e rentáveis.

As empresas tornam-se grandes quando são bem geridas e possuem um bom “ capital humano”.

Preocupe-se em saber qual é a história da sua empresa, como ela vem crescendo, quais as dificuldades que passou ou está passando, somente conhecendo a história você entenderá o que ela espera de seus colaboradores e principalmente de você.

2. Qual é o meu papel na Empresa? Como funciona meu trabalho e o quão importante ele é?

Você é uma peça na engrenagem, sem o seu trabalho a máquina pode parar, já pensou nisso?

Não importa se você nessa engrenagem é a roda ou é um parafuso, um carro pode não funcionar se tiver o motor em ordem, abastecido, porém se as rodas não estiverem firmes com todos parafusos, ele ainda poderá causar um acidente irreparável. Assim é a sua empresa sem seus funcionários desempenhando tarefas complexas ou não.

Muitas pessoas acham que seu trabalho não tem relevância porque desconhecem o impacto se deixar de ser feito.

Entenda a razão do “porque” ele é feito de determinada forma, muitas vezes poderia ser executado de outra maneira, porém ninguém pensou nisso.

3. A imagem da Empresa e a minha imagem pessoal

Todas empresas querem transmitir uma imagem de solidez, segurança aos clientes, para que consiga atrair novos negócios, a primeira imagem que ela mostra para o mundo é sua marca.

E você é como uma empresa, quando fala, se veste ou se comporta, mostra para o mundo qual é a sua marca.

Se ela não for positiva, não será confiável.

Quando você faz parte de um time, você tem que expressar e representar a marca do seu empregador, você reflete isso?

Pense nisso.

4. Aparência pessoal

  • Vestimenta

Seja discreto(a) em sua aparência, em suas roupas, maquiagem, evite modismos, roupas espalhafatosas, muito coloridas, o “animal print” é permitido mas evite usá-lo ao mesmo tempo em sapato, bolsa, blusa e adereços. Evite mini-blusas, mini-saias, transparências, estampas com caveiras, bandas de rock, jeans rasgados e tênis, não são apropriadas para o ambiente de trabalho.

Para os homens a regra é a mesma, roupas servem para vestir e não para expor.

Lembre-se que roupa de trabalho não é roupa de balada (e vice-versa).

Não queira ser lembrado como por exemplo “o(a) roqueiro(a) do RH”, a “Patricinha” da Contabilidade.

O ideal é que quando alguém pense em você no trabalho é que lembre de suas competências profissionais.

  • Asseio Pessoal

Homens devem manter-se barbeados e se optarem por barba, que ela seja bem aparada.

Cabelos penteados e unhas bem cuidadas demonstram zelo tanto para homens como para mulheres, evite esmalte exóticos ou descascados.

Se não tiver tempo de cuidar de suas unhas, mantenha cortadas e limpas.

5. Minha imagem nas redes sociais

Nosso comportamento dentro e fora da empresa reflete quem somos, como pensamos, nossos valores, nossos hábitos, quando construímos uma imagem corporativa ela tem uma composição de valores pessoais, muitas vezes postagens em redes sociais com exposições negativas podem denegrir a imagem pessoal.

Comentários negativos sobre colegas de trabalho, sobre a empresa também são vistos de forma impactam diretamente na confiança que é depositada no funcionário, trazendo uma quebra de expectativas além de serem considerados como falta de educação.

Uma imagem pessoal pode ser facilmente comprometida com postagens preconceituosas ou com determinados tipos de fotos que sugerem falta de responsabilidade, respeito ou em situações constrangedoras.

6. Funcionários tóxicos

O local de trabalho é o lugar onde passamos grande parte do dia, não colabore para que o ambiente torne-se ruim.

Funcionários tóxicos são agentes que sentem necessidade de tecer boatos, semear discórdia, com ou sem propósito, o fato é que costumam contaminar a empresa e seus colegas (pares ou não).

Não contribua para que fofocas ganhem força, não divulgue boatos, não faça comentários desnecessários de seus colegas, sobre a vida deles, mesmo que discorde com opiniões, não leve isso como uma rinha pessoal.

São comportamentos típicos do funcionário tóxico:

  1. Sentem necessidade de tecer comentários desnecessários sobre a empresa ou colegas;

  2. Repassam comentários que “ouviram dizer”;

  3. Dizem habitualmente “esse trabalho não é meu”;

  4. São os primeiros a dizer.. “não fui eu” ou deve ter sido “fulano”;

  5. Agem como se já tivessem cumprido suas tarefas mas não executaram ainda;

  6. Desmerecem o trabalho alheio, lembre-se todos tem uma função importante na máquina, uma peça quebrada não faz o motor funcionar.

  7. Manipulam os colegas para frear ou sabotar o trabalho de outra pessoa;

  8. Dizem que o crédito do trabalho de outra pessoa é deles.

  9. Fazem reunião depois da reunião.

  10. Não assumem suas falhas.

7. Postura com colegas e pares

Seja respeitoso, mesmo que não concorde com seu colega, respeite, não altere sua voz nem leve essas discordâncias para o âmbito pessoal, se houver alguma aresta, não deixe que fique inconciliável, converse, seja verdadeiro, as pessoas são desarmadas com gentilezas e sorrisos.

Olhe nos olhos quando conversar com alguém, dê atenção, ouça mais do que fale, deixe que o interlocutor se sinta acolhido e respeitado.

Quando tiver terminado suas tarefas, se ofereça para ajudar seu colega, você pode aprender novas tarefas e esse é o primeiro passo para uma ascensão profissional, não perca oportunidades.

Cumprimente a todos quando chegar, desde a portaria até o seu colega de mesa, todos gostam de receber atenção (inclusive você).

Diga bom dia! Até Amanhã! Bom Final de Semana! Obrigado! Desculpe-me!

Essas são palavras mágicas, valem desde os tempos de crianças até a hora final de nossas vidas.

8. Uso de celular no trabalho

Já reparou quanto tempo você usa o celular em rede social, quantos grupos de Whatsapp você está inserido?

Pois é, esse tempo que você passa respondendo mensagens, além de atrapalhar seu trabalho, também tira a sua concentração e foco no desempenho de suas funções.

Evite utilizar seu celular em horário de expediente, reuniões, eles reduzem sua capacidade de retomar suas atividades, podem comprometer o seu trabalho, atrasam a entrega do seu serviço e reduzem as chances de não haver erro por conta da distração.

Se quiser manter seu celular ligado, deixe sem som, cada toque pode desviar a atenção de seus colegas para você, além de que muitas vezes o toque escolhido pode não ser o mais agradável aos outros funcionários, pois toda vez que seu telefone tocar ou houver aviso de mensagens é para você que irão olhar e você pode ser lembrado como a pessoa que vive ao celular, ou seja, situação negativa a sua imagem.

9. Uso de celular em reuniões

A regra é única, não use! Além de ser falta de educação, ela desvia o foco de atenção de quem usa e dos demais participantes que olham quem usa.

10. Comportamento em reuniões

As reuniões de negócio são sempre boas para o profissional expor o seu comportamento. Há algumas regras básicas a serem seguidas como:

  1. Não se atrasar;

  2. Usar roupas formais;

  3. Estudar o assunto antes da reunião, esteja preparado (faça sua lição de casa);

  4. Memorizar o nome das pessoas presentes na reunião;

  5. Utilizar a forma de tratamento mais adequada (Senhor, Senhora, Doutor, etc.);

  6. Sentar-se de maneira correta;

  7. Evitar expressões ou gestos bruscos;

  8. Evitar falar sobre assuntos pessoais;

  9. Focar no tema da reunião;

  10. Responder as perguntas e expor suas idéias quando tiver certeza do assunto;

  11. Cuidar para que ninguém sinta que está impondo algo;

  12. Estar preparado para ouvir as idéias de todos;

  13. Planejar o que vai falar;

  14. Respeitar o cronograma previsto;

  15. Não utilizar ou deixar o celular ligado;

  16. Se ficar com alguma atribuição para ser realizada, entenda bem qual é ela, sempre pergunte quando não entender até que fique claro e cumpra o prazo estipulado.

  17. Faça atas, contendo cronograma e prazos para que os envolvidos cumpram com o que foi acordado.

  18. Caso a reunião comece atrasada, explique que precisará sair um pouco antes (se for o caso);

11. Comportamento ao telefone

O uso do telefone para o fechamento de negócios é fundamental no mundo corporativo, porém seu mau uso pode significar perda de tempo,, de oportunidade e de dinheiro.

A melhor maneira de fazer uma ligação é se identificar, explicar o motivo do telefonema e perguntar se há disponibilidade para conversarem. A conversa deve ser com uma voz clara e cordial.

O ideal é focar somente no assunto, se mostrar interessado, saber ouvir e demonstrar entusiasmo, estimulando assim o outro a falar.

12. Utilização de email corporativo

A eficiência no ambiente virtual, também é de extremo valor. A linguagem deve ser direta, simples, objetiva, clara, educada, e sem erros de português e digitações.

A formatação também pode influenciar a maneira que o leitor irá interpretar a informação, por isso deve ser evitado o uso de letra maiúscula, pois passa a mensagem de que estaria gritando e o excesso no uso de cores, fontes diferenciadas, pontos de exclamação, cifrões e afins. O e-mail da empresa também não deve ser usado para fins pessoais.

NÃO GRITE!!!!!

Jamais utilize o email da empresa para fins pessoais, encaminhamento de piadas, correntes, a legislação brasileira permite que o empregador tenha acesso ao email corporativo do empregado, podendo demití-lo pela utilização indevida.

Antes de encaminhar o email, revise, leia com atenção, sua resposta reflete a manifestação da empresa, erros podem denegrir a seriedade da empresa e demonstrar falta de zelo.

13. Encontros e eventos empresariais

Em um encontro profissional é importante agir com naturalidade e se apresentar atencioso.

Dicas simples como falar "como vai"? ou utilizar a expressão “muito prazer” são infalíveis. O que deve ser evitado são ações que demonstrem intimidade como dar beijos, abraçar ou dar tapinhas nas costas, isso pode acabar demonstrando uma atitude antiprofissional.

Ao se despedir o ideal é estender a mão direita com firmeza (sem exagero) e acompanhar o cumprimento com um sorriso amigável. Se for apresentar alguém, o importante é informar algo além do nome e cargo, o que ajuda a colocá-la dentro do contexto, facilitando a conversação. Os homens sempre devem se levantar para cumprimentar. As mulheres, não precisam.

14. A festa de final de ano da empresa também exige bom senso do funcionário.

Chegou o final de ano e a festa da empresa, lembre-se que depois dela você irá retornar ao trabalho no dia seguinte e, tudo o que você fez todos viram e irão lembrar, e inclusive registrar com fotos e postagem em redes sociais.

Mantenha moderação no comportamento e na ingestão de bebidas, o mundo não irá acabar, mas seu emprego pode ser colocado em risco por conta de atos de inconveniência, que podem pesar na sua imagem que você sempre lutou para construí-la, não queira ser lembrado como “aquele cara da festa do final de ano”.

Em eventos promovidos pela empresa, o cuidado deve ser praticamente o mesmo do dia-a-dia no trabalho. Apesar de o ambiente parecer ser mais descontraído, o profissional não deve achar que é diversão, evitando assim os excessos, como informalidade demais, falar alto, beber demais, entre outros.

15. Eventos empresariais – Quando somos convidados

Um jantar ou almoço de negócios exige grande atenção, pois apesar do profissional estar fora da empresa, ele ainda está a representando. No entanto, para quem não quer errar, é só lembrar que a etiqueta básica em almoços retrata a educação de berço, ou seja, não fale ao comer, mastigue de boca fechada, evite o álcool e use os talheres, taças, louças na ordem correta, se tiver dúvida de como usá-los, espere que outra pessoa use e faça como ela.

- Independente de quem convida, você ou o cliente, quem está pagando a conta é uma das empresas, por isso seja comedido nos pedidos;

- Se for possível, peça um prato e uma sobremesa, não precisa pedir um prato, entrada e sobremesa;

- Quem convida deve ser pontual, pois traduz respeito;

- Ao chegar ao restaurante, deve-se esperar o convidado no bar ou eventualmente na porta, já tendo reservado uma mesa;

- Em hipótese nenhuma, o anfitrião deve ser encontrado tomando bebidas alcoólicas;

- O pedido só pode começar a ser feito a partir do momento em que todos os convidados estiverem à mesa.

16. Atitudes discretas

No trabalho, a pessoa deve ter acima de tudo discrição em seus atos, pois certas brincadeiras ou comentários podem ofender outras pessoas e gerar situações constrangedoras. Nestes casos, a melhor maneira de contornar a situação é pedir desculpas e cuidar para que não ocorram novamente.

As empresas valorizam as atitudes de seus empregados, como a postura e o medo de proceder diante dos obstáculos. Saber agir em momentos difíceis do dia-a-dia representa vantagem competitiva, o que demonstra que o empregado tem um bom senso e está preparado para representar a empresa em qualquer ocasião.

Todas as atitudes que incomodam as pessoas podem ser consideradas falta de respeito e, por isso, deve haver uma série de cuidados, como por exemplo:

  • não bater o telefone, falar alto, importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, entre outros.

  • Ser elegante em um ambiente de trabalho e bem educado, não significa bajular todo mundo e sim ser cortês, simpático e sociável. Isto certamente facilitará a comunicação e tornará o convívio mais agradável e saudável.

17. Problemas pessoais

Todos temos problemas em nossas vidas pessoais, a grande diferença é como os encaramos.

Problemas de trabalho devem ficar no trabalho, assim como os pessoais também devem ficar fora da vida corporativa, evite dividí-los com todas pessoas de seu trabalho, discrição sempre foi a melhor solução, afinal de contas ninguém gostaria de estar dentro de um reality show sem que o objetivo seja uma premiação, sem falar que quem abre sua vida dessa forma fica a mercê de todo tipo de interferências, palpites e isso em um dado momento torna-se incontrolável.

18. Problemas pessoais alheios

Não se envolva com problemas pessoais de outros colegas, nem tome as dores entre pessoas que no trabalho não se falam ou que não tem o que podemos chamar de “bom relacionamento”, elas terão que resolver isso e não você, sua interferência só será cabível se for o gestor delas e se essa rusga vier a interferir no andamento dos trabalhos ou no ambiente.

19. Cumprimento de tarefas dentro do prazo

Todas as tarefas que lhe forem direcionadas, procure fazer dentro de um prazo razoavelmente rápido ou dentro do que foi determinado.

Se precisar de prazo adicional, negocie, mas com antecedência, não gere expectativa que irá cumprir e na última hora frustre essa expectativa com o descumprimento.

Problemas recorrentes que impedem o cumprimento das obrigações em tempo hábil, devem ser relatadas aos gestores para que possam verificar e corrigir o fato gerador de demora

20. Relatando problemas

Problemas devem ser relatados, mas antes de informá-los faça a si mesmo os seguintes questionamentos:

  1. Eu mesmo já tentei resolvê-los? Se não conseguir, então relatarei.

  2. Tenho um problema para resolver mas esta fora do meu alcance ou alçada, já pensei em soluções? Caso negativo, pensarei e levarei o problema para meu gestor, porém com sugestões de solução.

  3. Percebi que a empresa tem um problema que não é de minha competência e que ninguém percebeu, primeiro aviso o responsável direto para resolvê-lo, se não for resolvido levo-o ao meu superior.

Se tiver dúvidas quando estiver executando uma tarefa, pergunte antes de fazê-la, caso contrário terá que refazê-la, isso gerará desperdício de tempo e, se essa atitude for reiterada, as pessoas podem perder a confiança no seu trabalho.

21. Funcionários “hands on”

Expressão comum usada em empresas. Significa primariamente pronta disposição do funcionário para qualquer necessidade da empresa, ou, em outras palavras, pró-atividade. "Hands-on" refere-se, também, à expressão "mão na massa" ou "aprender fazendo".

Ou seja, se você terminou sua tarefa, ajude seus colegas, isso é muito positivo, pois permite que você adquira novos conhecimentos e demonstra sua disponibilidade para que futuramente possa atingir novas funções dentro da empresa, além de ganhar a confiança e simpatia de seus parceiros de trabalho.

22. Pensar fora da “caixinha”

Pense como seu trabalho pode ser melhorado, mesmo que não seja seu trabalho, pense em formas de alavancar os negócios, ou tome atitude simples, avalie alternativas para economizar material, água, energia, grandes descobertas geralmente vem de atitudes simples.

23. Tratando da empresa como se fosse o dono

Se você entregasse seu carro ou sua casa para que alguém cuidasse, como você gostaria que essa pessoa tratasse de bens tão importantes para você? Pois é, faça o mesmo com seu trabalho, alguém esta depositando confiança em você para que cuide do seu trabalho da melhor maneira possível.

24. Regras de ouro para vivência corporativa

  • Seja educado, olhe nos olhos, sempre cumprimente seus pares;

  • Ouça mais e fale menos;

  • Faça seu trabalho com cuidado, revise evite erros;

  • Não reproduza comentários desnecessários, que não agregam nenhum valor;

  • Cuide de seu trabalho como se fosse dono do negócio;

  • Evite levar problemas pessoais para o trabalho ou vice-versa;

  • Não execute tarefas no piloto automático, você perde oportunidades de melhora-las;

  • Não se atrase, chegar atrasado é falta de respeito com a outra pessoa que o espera, é o mesmo que dizer que o tempo dela é menos importante que o seu;

  • Não se acomode nunca;

  • Seja positivo.

Estude... Estude... Estude... Sempre!

25. Confiança

Antes de esperar a confiança alheia, confie em você, trabalhos bem realizados, revisados, com capricho não tem como dar errado, com esses cuidados você se tornará uma pessoa segura e atrairá a confiança dos seus pares e superiores.

Se gostou do artigo, caso tenha contribuído de alguma forma, te convido a compartilhar para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Teresa Cristina Sant’Anna


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page